Tuesday, March 23, 2004

Editorial / Deus e brasileiro

Por Dania Roberta Acevedo
Outubro 2005

A expressão "Deus é brasileiro" é uma das mais utilizadas em minha terra.

Mais do que o bom humor que nos caracteriza, esse dito popular reflete uma profunda crença de que, realmente, somos um país abençoado, que mais razões tem para agradecer do que para se queixar.
Afinal, temos 8.500 km de costa, serpenteada de praias paradisíacas; estamos livres de epidemias infecciosas, de catástrofes e fenômenos naturais, como terremotos e furacões; temos bom clima; a terra é fértil e o povo é otimista.Virtude essencial para superar os problemas inerentes a qualquer país em desenvolvimento.
Se Deus não é brasileiro, creio que foi suficientemente generoso ao conceder esse privilégio a 180 milhões de almas que lá vivem.Para nós que, por alguma circunstância de vida, tivemos que deixá-lo e, pelas mesmas circunstâncias, nos afastamos do nosso sentido mais profundo de patriotismo, ser brasileiro adquire um novo significado. Mais do que isso, adquire um novo compromisso. Compromisso de perpetuar, dentro da nossa própria família, os hábitos, estilo de vida e idioma. De exercitar, como se fosse um músculo, nossa condição de cidadãos, nosso sentido de comunidade, nosso amor ao Brasil.
Viva Brasil! me deu a oportunidade, depois de muitos anos, de voltar a tingir o meu coração de verde-amarelo. De suspirar extasiada diante da observação de belas fotos, de me emocionar com a solidariedade de pessoas quase desconhecidas que contribuíram com artigos, alguns escritos com punho e letra. A maior parte deles, com lágrimas nos olhos e muito coração. Coração que entrego a todos vocês em cada página dessa revista.
E que Viva o Brasil !

0 Comments:

Post a Comment

<< Home