Friday, November 04, 2005

Tradições

Fotos: EMBRATUR - Empresa Brasileira de Turismo


O CARNAVAL DO BRASIL

Abril 2006
Por Larissa Rios
No Brasil, o Carnaval é a maior manifestação de cultura popular, ao lado do futebol.

Surpreendentemente, a origem do Carnaval Brasileiro é europeia. Surge no início da colonização, sendo uma herança do "entrudo" português, uma festa popular de rua, muitas vezes um pouco violenta.

Oficialmente o Carnaval brasileiro começa no sábado e termina na terça-feira. Contudo, em algumas cidades, as festividades duram mais de uma semana, sem contar as chamadas "prévias", que duram praticamente todo o verão.

Em cada região se vê manifestações diferentes, mas o espírito da alegria e desprendimento se apodera de todos os brasileiros, sem distinção de raça ou cor, criando uma atmosfera de sonho e de ilusão que encantará o mundo durante os dias da folia. Todo o Brasil é contagiado pela energia desta festa, porém as maiores manifestações do Carnaval são vistas em Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia.
Em Pernambuco, destaca-se o Carnaval de Olinda. Habitada por dançarinos, "Pierrots" e "Colombinas", as 7 horas da manhã os primeiros acordes do contagiante "Frevo" podem ser ouvidos em meio da multidão. Cerca de 1 milhão de pessoas seguem a música pelas ruas, pulando e dançando num ritmo louco, seguindo os desfiles de fantasias típicas e fantoches gigantes.

O Rio de Janeiro apresenta um dos maiores espetáculos da terra: o famoso desfile das Escolas de Samba. Tão grande é a sua importância para a cultura local que o desfile das Escolas de Samba tem a sua própria avenida: o "Sambódromo". Um espaço para a apresentação do espetáculo e para ao público, onde o desfile passa ao longo de seus 800 metros de extensão.

Cada Escola de Samba tem o seu tema representado através das fantasias e do "samba-enredo". Os temas são criados pelos "carnavalescos", profissionais especializados em usar a imaginação para formar o conceito do desfile.

As escolas de samba têm milhares de integrantes (as maiores chegando a ter quatro mil pessoas), todas dançando e cantando num compasso único gerando assim um som e um visual verdadeiramente exuberantes.

Os desfiles das escolas de samba caracterizam também o Carnaval de São Paulo. Assim como no Rio de Janeiro, São Paulo também tem um "Sambódromo" especialmente projetado por Óscar Niemeyer para o desfiles das Escolas de Samba: o Sambódromo do Anhembi.

Já na Bahia, a grande atracão são os "trios elétricos", enormes caminhões convertidos em palcos onde os músicos espalham o ritmo contagiante da "Axé Music" a um volume fenomenal. Junto com os "Trios Elétricos" desfilam os "blocos", um conjunto de foliões vestindo a mesma fantasia. No comando dos Blocos estão as estrelas do Carnaval Baiano: músicos famosos como Gilberto Gil , Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Chiclete com Banana, Asa de Águia, Olodum, e muitos outros.

O Carnaval de Salvador da Bahia atrai cerca de 2 milhões de pessoas todos os anos e é composto por mais de 100 blocos que, durante 7 dias, percorrem mais de 26 km divididos em dois circuitos divertindo a multidão. Não é a toa que figura no Guiness Book (O Livro dos Recordes) como a maior manifestação de rua do planeta.

Esse é o Carnaval do Brasil. Uma festa, um momento de música, de união, de fantasias, que revela a verdadeira essência alegre, criativa e irreverente do povo brasileiro.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home